Kleber Rodrigues

Kleber Rodrigues

Fomos conversar com o cabelereiro Kleber Rodrigues, que atende no C. Kamura e pedir-lhe dicas sobre cabelos grisalhos durante essa pandemia. Serão por estresse ou uma opção pensada?

QUANDO O CABELO FICA GRISALHO POR ESTRESSE
A relação entre estresse e cabelos brancos, mesmo quando não está ligado ao envelhecimento,  é algo comum, mas que ainda não havia  sido descrita pela ciência. Após testes com cobaias, um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvard não só comprovou a ligação, como desvendou o mecanismo que faz com que situações estressantes desencadeiem o aparecimento de fios grisalhos.De acordo com a pesquisa, que teve a participação de um pesquisador brasileiro, o estresse interfere no processo de produção das células responsáveis pela pigmentação dos cabelos. Sem elas, os novos fios nascem brancos. E o processo é irreversível.
QUANDO O CABELO GRISALHO É UMA OPÇÃO.
Adotar o grisalho nem sempre significa ficar com a cabeça toda branca. Fazer mechas é uma alternativa intermediária, que deixa os fios grisalhos quase imperceptíveis. Ideal para quem tem apenas alguns fios brancos e não quer usar tinta em todo o cabelo.Tonalizante : Se seu cabelo for claro, os fios brancos vão se mesclar de forma natural, como mechas. Mas, se a ideia for ficar com o cabelo inteiramente grisalho, loiras podem usar produtos com pigmentação que agridem pouco o cabelo, como xampus e musses tonalizantes ou tinta tonalizante (para um efeito prolongado) com tons acinzentados.Tintura: Essa é a opção para quem pinta o cabelo com tons escuros e não quer fazer uma mudança gradual com a ajuda das mechas. Antes de pintar, é preciso fazer um processo agressivo, a decapagem, que retira toda a melanina do cabelo. Se o cabelo que for crescendo estiver quase todo cinza, basta fazer a manutenção com tonalizantes, que dão brilho e retiram o amarelado que tende a aparecer no grisalho natural.