A importância de uma alimentação saudável e o Nobel da paz

O Prêmio Nobel da Paz de 2020 foi concedido ao Programa Mundial de Alimentos da ONU, que combate a fome no mundo. Segundo a Academia Sueca, o programa foi premiado pelos seus esforços para combater a fome, pela sua contribuição para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflito e por atuar como força motriz nos esforços para prevenir o uso da fome como arma de conflitos e guerras. O prêmio já seria merecedor do prêmio sem a pandemia, mas com a COVID-19 os motivos ficaram mais evidentes, a comida está menos disponível. A desigualdade leva à desesperança e a fome pode levar ao desespero.

O Nobel foi concedido na última sexta-feira, dia 9 e, no dia 10 de outubro, comemoramos o Dia Mundial da Alimentação e do Pão, criado justamente para conscientizar sobre a importância da alimentação em todos os setores da humanidade. Por isso, esta semana, escolhi este tema “Alimentação saudável” porque ele está ligado à saúde do corpo e da mente.

Nessa quarentena muitas pessoas realizaram mudanças em seus hábitos alimentares. Devemos ter disciplina mesmo nessa época, tendo uma alimentação equilibrada, bastante variada e que nos forneça todos os nutrientes e vitaminas de que o nosso organismo precisa até para combater esse vírus.

A alimentação equilibrada de nutrientes nos ajuda na prevenção e até mesmo contribui para a cura de diversas doenças e para aumentar a imunidade para ajudar a combater essa pandemia. Mesmo nessa quarentena devemos ter uma boa alimentação e cuidados com o seu corpo.

Seguem abaixo algumas dicas:

  • Não fique sem comer – O mais importante é não passar longos períodos sem comer. Fazer pequenos lanches entre as grandes refeições é fundamental.
  • Tenha horários para as refeições – Comer de 3 em 3 horas, realizando de 5 a 6 refeições por dia, é a forma mais indicada para manter o equilíbrio corporal e os níveis de energia constantes.
  • Aprecie as refeições – Apreciar melhor o sabor, o cheiro, as cores e a textura dos alimentos, diminuir a velocidade da mastigação para que os nutrientes sejam melhores digeridos.
  • Dieta balanceada – Uma dieta livre de toxinas ajuda, inclusive, no seu bem-estar, melhora o humor e mantém a energia em alta.
  • Frutas e hortaliças – Consuma sempre verduras, legumes e frutas. São ótimas fontes de fibras, vitaminas e minerais.
  • Consuma gorduras boas – A ingestão de gorduras boas como castanhas, chia, abacate, amêndoas, entre outros, auxilia na diminuição da inflamação e age na prevenção de doenças degenerativas.
  • Consuma alimentos ricos em fibras solúveis – A fibra solúvel pode ajudar na perda de peso reduzindo o apetite. Alimentos naturais ricos em fibra solúvel incluem batata doce, feijão, frutas e vegetais.
  • Beba água – Nosso corpo é constituído de cerca de 60% a 70% de água no sangue, músculos, pulmões e cérebro. Beber bastante água é vital para a nossa saúde.
  • Redução do açúcar – Existem muitos alimentos que prejudicam a dieta, porque neles existem açúcar e isso apresenta muitos mais prejuízos do que benefícios a saúde. O consumo de açúcar com frequência causa picos e quedas  repentinas de glicemia no sangue e com isso aumentando a fome.
  • Exercícios físicos – Fazer exercício pelo menos três vezes na semana vai além de se conseguir um corpo perfeito, é essencial, pois libera a endorfina e dopamina que são substâncias importantes para se ter um dia a dia mais prazeroso e também para a saúde mental e espiritual.

Mais informações, vocês encontram em nossa página do Instagram @gourmetlevevida.

Andrea Ferreira

Empresária e Chef de cozinha na Leve Vida Gourmet.

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