Outubro rosa – A importância da alimentação saudável na prevenção do câncer de mama

A importância da alimentação saudável na prevenção do câncer de mama

Outubro Rosa é o movimento popular que mobiliza o mundo inteiro em prol do combate ao câncer de mama. A campanha, que tem como principal foco alertar as mulheres sobre os perigos da doença, abre espaço para conscientizar sobre a importância de seguirmos hábitos saudáveis durante a vida. E um deles diz respeito à alimentação, conforme veremos a seguir.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), 25% dos casos de câncer no Brasil são os de mamas e, boa parte deles, poderiam ser evitados com simples hábitos saudáveis no dia a dia. Adotar um estilo de vida ativo e saudável está associado a um menor risco de câncer de mama e melhores taxas de sobrevivência para quem enfrenta a doença. Quanto mais cedo você começar a adotar hábitos saudáveis, melhor.

Alimentação saudável: Acrescente os brócolis no seu dia, ele possui o fitoquímico sulforafano, que tem a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Frutas vermelhas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos (chamados antocianinas) que retardam o crescimento de células malignas. Outra dica é a cenoura que, segundo a profissional, ao consumirmos cerca de duas porções todos os dias, podem reduzir o risco de desenvolver a doença em até 17%.

Frutas Vermelhas: As frutas, como framboesa e amora, contêm fitonutrientes anticancerígenos chamados antocianinas, que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos, que podem alimentar um tumor.

Uva: Os flavonoides, presentes em grandes quantidades na uva, podem retardar o crescimento de células malignas no organismo. Um bom exemplo é o suco de uva, conhecido como uma das bebidas que melhor combatem o câncer.

Romã: Um estudo mostrou que romãs podem ajudar na prevenção do câncer. A análise detectou a interação dos compostos desse fruto com a enzima aromatase, responsável pela produção de estrogênio e fundamental para o combate de células cancerígenas.

Cenoura: Um estudo da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, revelou que esse alimento, consumido duas porções por dia, reduz o risco de desenvolver a doença em até 17%.

Brócolis: O sulforafano, nutriente presente nos brócolis, elimina substâncias que podem originar as células cancerígenas. Outros vegetais que também produzem esse efeito são a couve-flor e o repolho. Recomenda-se, diariamente, o consumo de meia xícara de chá desses alimentos.

Soja: Soja e seus derivados, como o leite e o tofu, contém fitoestrogênio. Essa substância é similar ao hormônio estrogênio natural, produzido pelo corpo feminino a partir da adolescência e, por isso, combate enzimas importantes, interferindo no desenvolvimento de células cancerígenas.

Especiarias: Pesquisadores da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, analisaram que diversas especiarias, como pimenta preta e curry, podem atuar na diminuição do aparecimento de células cancerígenas sem danificar as células saudáveis da mama. Isso acontece por causa do efeito dos polifenóis, antioxidantes que possuem ação anti-inflamatória.

Além disso, pratique exercícios físicos, evite o sobrepeso, pare de fumar e diminua a ingestão de bebidas alcoólicas, faça o autoexame e vá ao médico periodicamente. O Outubro Rosa nasceu em 1997, nos Estados Unidos, com o intuito de promover a conscientização das mulheres para se prevenirem do câncer de mama. O símbolo do movimento é o laço rosa, utilizado por diversas empresas e entidades que também divulgam a campanha. O movimento se tornou tão popular que, nessa época do ano, é comum ver prédios, pontes e monumentos iluminados em homenagem à causa.

Andrea Ferreira

Empresária e Chef de cozinha na Leve Vida Gourmet.

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