Alimentos termogênicos são aqueles que podem auxiliar o corpo a gastar mais energia ao longo do dia. Eles são capazes de aumentar o gasto energético corporal, ajudando a queimar calorias e favorecendo a perda de peso. Isso acontece porque esses alimentos aumentam a temperatura do corpo e possuem substâncias que aceleram o metabolismo.

Vale ressaltar que apenas a ingestão de termogênicos não fará com que você perca peso. Diante disso, é importante associá-los à uma alimentação saudável e prática de atividades física.

Alimentos termogênicos

Alimentos como pimenta vermelha, brócolis, laranja, mostarda, acelga, linhaça, guaraná, kiwi, sardinha, couve, salmão, aspargos, bacalhau, chá verde, gengibre, pimentão, café e alguns outros possuem efeito térmico no organismo. Esse efeito térmico faz com que a temperatura do organismo aumente e consequentemente faz o metabolismo se acelerar para queimar energia e gordura.

Vale lembrar ainda que, se consumidos em excesso, os alimentos termogênicos podem causar dores de cabeça, tontura, insônia e problemas gastrointestinais. Hipertensos ou portadores de problemas cardíacos devem ter cuidado extra, pois alguns desses alimentos fazem o coração trabalhar mais rápido. Pessoas com problemas na tireoide também devem ter cautela por causa da influência sobre o metabolismo.

Obs.: Devemos procurar orientação de um profissional da saúde, para obtermos uma dieta adequada ao nosso organismo.

Chás termogênicos

Receita termogênica- chá

Ingredientes

  • Uma colher de chá de chá verde em planta (ou um sachê);
  • Um pedaço de raiz de gengibre;
  • Canela em pau ou em pó, a gosto.
  • Uma xícara de chá de água.

Modo de preparo

  1. Tire a casca do gengibre, corte e amasse com um garfinho;
  2. Misture o gengibre com a plantinha do chá verde e jogue na água já fervida, deixando durante dez minutos. Se usar sachê, basta ferver a água, colocar o sachê e acrescentar o gengibre, deixando repousar pelo menos tempo.
  3. Coe a mistura.
  4. A canela fica a seu critério: pode ser colocada, em pau ou em pó, no momento de ferver a água, abafando a mistura, ou usar a canela em pau como uma espécie de “colher”, para ir mexendo o chá.

Andrea Ferreira

Empresária e Chef de cozinha na Leve Vida Gourmet.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br