Nós não precisamos de muitos dados e estatísticas para chegar a conclusão de que o número de lives aumentou durante este tempo, basta que cada um abra seu aplicativo do Instagram em um dos horários de pico das lives, como às 18h, e tente se lembrar como era o feed de stories antes da quarentena… Provavelmente tinha uma ou nenhuma transmissão ao vivo acontecendo, enquanto hoje aparecem umas 10 opções para você escolher.

número de lives aumentou durante pandemia

Segundo dados do YouTube obtidos pela revista Exame, as buscas por conteúdos ao vivo cresceram 4.900% no Brasil durante a quarentena. Além disso, de acordo com a consultoria americana Tubular Labs, especializada no segmento de vídeos na internet, houve um crescimento de 19% nas transmissões ao vivo pelo YouTube no fim de março, alcançando a incrível marca de uma média de 3,5 bilhões de minutos de conteúdo por dia ao vivo na plataforma.

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Mas o que a Assessoria de Comunicação tem a ver com todos esses dados? Tudo!

As transmissões ao vivo de cantores, com fins beneficentes têm batido recordes todos os dias, tanto de público quanto de solidariedade, mas não o crescimento do novo modelo de interação não é uma exclusividade do ramo do entretenimento. Neste tempo, profissionais de todas as áreas abriram suas casas – de modo virtual – para conversar com o público, promover rodas de conversa entre colegas de profissão, distribuir informação e entreter. E é neste ponto que ter ou não uma boa assessoria de comunicação faz toda a diferença!

Em tempos de isolamento social e crescimento exponencial das transmissões ao vivo – lives, como ficaram conhecidas – não se colocar (ou propor que seu cliente se coloque) em frente às câmeras nas redes sociais é como negar um convite para um programa no horário nobre da TV aberta. Estas transmissões se tornaram uma oportunidade de aparecer, engajar o público, ganhar reconhecimento e/ou alavancar as vendas. Mas, para que isso dê certo, é necessário muito mais do que uma boa luz e conexão com a internet, é preciso planejamento e estratégia.

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Assim como as formas de comunicação mudaram e se adaptaram com o passar dos anos e os avanços da tecnologia, o trabalho da assessoria também. Se há alguns anos nós fazíamos sessões de media training para pessoas com cargos de presidência, gerência e porta-vozes de empresas para que eles aprendessem como se portar diante das câmeras ou em uma coletiva de imprensa, hoje nós fazemos (e devemos!) sessões com os clientes de todos os ramos, porque as redes sociais são como coletivas de imprensa full time, onde eles expõem momentos da rotina, respondem aos seguidores e fãs, se posicionam, ou seja, são vistos e ouvidos.

Media training é parte importante e indispensável do momento do planejamento. Estar tranquilo sobre a postura do seu cliente em frente às câmeras é um alívio para todo assessor! Mas, para além da paz de espírito trazida para o consultor, a quantidade de boas possibilidades que nascem de uma transmissão ao vivo bem planejada e bem executada são de grande valia para o crescimento do negócio, reputação do profissional, além de uma propaganda do serviço prestado pela Assessoria de Comunicação.

O treinamento deve ser ação personalizada para atender as reais necessidades do cliente, reconhecendo as suas dificuldades, potenciais e pontos fortes, de forma que seja explorado e ajustado para um aproveitamento integral diante das câmeras, microfones e/ou plateia. Importante que o profissional que será treinado tenha consciência da importância da dimensão dos comportamentos oral e corporal como formas de comunicação complementares, afinal, não adianta ele ter todo o conhecimento do mundo e não saber passar adiante ou saber se comportar em frente às câmeras, mas não saber do que vai falar. A postura e o tom de voz são pontos importantes do treinamento, além da capacidade de improvisar e argumentar.

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