Tratamento é usado para rejuvenescer, principalmente, região dos olhos e testa.

A toxina botulínica, conhecida popularmente como o famoso Botox, é uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que é capaz de prevenir e amenizar as rugas e os sinais da idade, é muito conhecido pela sua ação contra o envelhecimento, paralisando a musculatura que forma as temidas rugas.

Botox, é uma toxina produzida pela bactéria Clostridium botulinum, que é capaz de prevenir e amenizar as rugas e os sinais da idade.

Foto: Divulgação

OBotox é mais utilizado para tratar as marcas de expressão do terço superior da face. Ou seja, é bastante indicado para eliminar pés de galinha, rugas que se formam entre as sobrancelhas e as linhas horizontais na testa. O procedimento relaxa a musculatura de forma a disfarçar a aparência das rugas já existentes e prevenir o surgimento de rugas mais profundas.

Indicações para o Botox:

  • Melhorar o contorno do rosto
  • Tratar as rugas do pescoço

  • Bruxismo

  • Hiper-hidrose (sudorese excessiva) de axilas, mãos, pés ou couro cabeludo

Dra Caroline Antunes

Drª. Caroline Antunes / Foto: Divulgação

Qual é a idade ideal?

A dermatologista, Dra. Caroline Antunes explica que para fins estéticos não há uma idade estabelecida, e sim indicação. Tem pessoas mais jovens que já tem muitas rugas e marcas de expressão, assim como tem pessoas que demoram mais para sofrer com essas marcas. “Na prática, é comum que pacientes por volta dos 25 anos de idade já procurem o Dermatologista para iniciar o ”Botox preventivo’’, justamente para prevenir que a pele fique permanentemente marcada” comenta.

Qual é o tempo de durabilidade deste procedimento?

“A durabilidade do efeito do Botox depende de vários fatores, como sexo, predisposição genética, tabagismo, atividade física e exposição solar. Por volta de 3 meses o movimento muscular começa a retornar, aos poucos. E o efeito total pode durar de 4 a 6 meses”, diz a dermatologista.

Quando deve ser o retorno da aplicação?

Há de se ter em mente que o Botox é um tratamento, como se fosse uma “reprogramação muscular”, e deve ser reaplicado periodicamente. Então não adianta fazer uma única vez e achar que vai ficar livre para sempre das rugas. A dermatologista Dra. Caroline Antunes indica que se faça no mínimo, duas vezes ao ano (a cada 6 meses), ou, para aqueles que o efeito dura menos tempo, a cada 4 meses (três vezes ao ano).

Botox é um tratamento, como se fosse uma “reprogramação muscular”, e deve ser reaplicado periodicamente.

Foto: Divulgação

Quais são as contraindicações? E riscos?

É contraindicado para gestantes, pessoas que apresentam alergia e hipersensibilidade aos componentes do produto, o que é bem raro. Além disto, também deve ser evitado no caso de infecções ou processos inflamatórios na região que será tratada. Os riscos geralmente giram em torno da aplicação, que se não for feita adequadamente pode produzir assimetrias ou ptose palpebral, mas que retorna ao normal com o passar das semanas. Pode acontecer de ficar com algumas manchinhas roxas no local das aplicações, mas que somem por volta de 7-10 dias e ocorrer leves cefaleias ou sensação de peso na região tratada, no dia do procedimento.

Quando começo a ver o efeito do Botox?

O efeito desejado não é visto imediatamente. A paralisação dos músculos começa por volta do 3o dia, e seu pico de ação ocorre por volta de 15 dias, quando se é orientado ao paciente para retornar ao consultório para realizar a reavaliação.

Quais os cuidados devo ter após a aplicação de Botox?

Deve-se manter a cabeça ereta, sem deitar-se, e nem massagear o local, num período de 04 horas após o procedimento. E não realizar atividade física após a aplicação. Não existe restrições de dieta ou atividades do dia a dia.

agende sua consulta com a Drª Caroline Antunes

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

Quer ter sua matéria publicada aqui?

Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

Quer contratar nossos serviços?

Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br