
Foto: Divulgação Pexels
No domingo (20/01), comemora-se o dia mundial do queijo, uma das proteínas mais consumidas no mundo! Usada de diferentes formas e em infinitas combinações, o queijo vai bem do café da manhã até como acompanhamento do vinho no happy hour com os amigos.
Você conhece a origem desse alimento? A fabricação é considerada uma arte e tem seu início em um passado bem distante, no período paleolítico superior. Diz a lenda que o queijo teria sido descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.
O queijo primitivo era apenas o leite coagulado, desprovido de soro e salgado. A partir da Idade Média, a fabricação de queijos finos ficaria restrita aos mosteiros católicos, com receitas desenvolvidas por monges. A técnica de produção queijeira mudou no decorrer do tempo.
No Brasil, os tipos de queijo mais consumidos são: coalho, prato, minas padrão, parmesão e muçarela. Pensando nisso, vim dar uma dica para você variar a presença desse alimento queridinho nas suas refeições! Além de ser delicioso e versátil, o queijo possui aminoácidos essenciais e classificados como altamente digestíveis.
Filé Mignon com Molho de Queijo

Foto: Katto Solutions
Receita:
- 2 bifes de Filé Mignon (115gr cada)
- 80gr de queijo gorgonzola
- 80gr de requeijão light
- 50gr de queijo ralado
- 40 gramas de Damasco picadinho
- 80gr de geleia de pimenta vermelha
- Sal pimenta a gosto para temperar os bifes
- 2ml de Azeite
Modo de fazer:
Em uma frigideira, coloque o azeite e os bifes para fritar, tempere com pimenta e sal.
Enquanto os bifes estão na frigideira, pegue uma outra panela e coloque o requeijão e o queijo gorgonzola. Espere dissolver todo o queijo. Assim que dissolver, acrescente queijo ralado e geleia de pimenta. Quando a geleia dissolver desligue o fogo e acrescente os Damascos picados. Com os bifes prontos, regue todo o Filé Mignon com o molho.
Agora é só servir!
Rendimento: 1 porção.

Foto: Katto Solutions
Andrea Ferreira, sócia e proprietária da empresa Leve Vida Gourmet . Há 4 anos gerencio e administro a cozinha. Tenho prática em organização de ficha técnica, padronização da produção, checklist, elaboração de cardápios. Para mim a cozinha vai muito além da gastronomia, é concentrar funções de cozinheiro, administrador, gestor de pessoas, inspetor sanitário etc.
“Cozinhar é para os ricos de alma que sabem perfeitamente harmonizar todas as cores, sabores, aromas e texturas em uma combinação que fica simplesmente rendida a muitas garfadas e elogios como comemoração.”
Receba nossas novidades
Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.
Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.
Quer ter sua matéria publicada aqui?
Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.
Quer contratar nossos serviços?
Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br
Deixar um comentário
Você precise estar logged in para postar um comentário.