No domingo (20/01), comemora-se o dia mundial do queijo

Foto: Divulgação Pexels

No domingo (20/01), comemora-se o dia mundial do queijo, uma das proteínas mais consumidas no mundo! Usada de diferentes formas e em infinitas combinações, o queijo vai bem do café da manhã até como acompanhamento do vinho no happy hour com os amigos.

Você conhece a origem desse alimento? A fabricação é considerada uma arte e tem seu início em um passado bem distante, no período paleolítico superior. Diz a lenda que o queijo teria sido descoberto por um dos filhos de Apolo, Aristeu, Rei da Arcádia.

O queijo primitivo era apenas o leite coagulado, desprovido de soro e salgado. A partir da Idade Média, a fabricação de queijos finos ficaria restrita aos mosteiros católicos, com receitas desenvolvidas por monges. A técnica de produção queijeira mudou no decorrer do tempo.

No Brasil, os tipos de queijo mais consumidos são: coalho, prato, minas padrão, parmesão e muçarela. Pensando nisso, vim dar uma dica para você variar a presença desse alimento queridinho nas suas refeições! Além de ser delicioso e versátil, o queijo possui aminoácidos essenciais e classificados como altamente digestíveis.

Filé Mignon com Molho de Queijo

File Mignon com Molho de Queijo Leve Vida Gourmet

Foto: Katto Solutions

Receita:

  • 2 bifes de Filé Mignon (115gr cada)
  • 80gr de queijo gorgonzola
  • 80gr de requeijão light
  • 50gr de queijo ralado
  • 40 gramas de Damasco picadinho
  • 80gr de geleia de pimenta vermelha
  • Sal pimenta a gosto para temperar os bifes
  • 2ml de Azeite

Modo de fazer:

Em uma frigideira, coloque o azeite e os bifes para fritar, tempere com pimenta e sal.

Enquanto os bifes estão na frigideira, pegue uma outra panela e coloque o requeijão e o queijo gorgonzola. Espere dissolver todo o queijo. Assim que dissolver, acrescente queijo ralado e geleia de pimenta. Quando a geleia dissolver desligue o fogo e acrescente os Damascos picados. Com os bifes prontos, regue todo o Filé Mignon com o molho.

Agora é só servir!

Rendimento: 1 porção.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!
Chef Andrea Ferreira da Leve Vida Gourmet

Foto: Katto Solutions

Andrea Ferreira, sócia e proprietária da empresa  Leve Vida Gourmet . Há 4 anos gerencio e administro a cozinha. Tenho prática em organização de ficha técnica, padronização da produção, checklist, elaboração de cardápios. Para mim a cozinha vai muito além da gastronomia, é concentrar funções de cozinheiro, administrador, gestor de pessoas, inspetor sanitário etc.

“Cozinhar é para os ricos de alma que sabem perfeitamente harmonizar todas as cores, sabores, aromas e texturas em uma combinação que fica simplesmente rendida a muitas garfadas e elogios como comemoração.”

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br