Depois dos dias de carnaval é normal que o corpo apresente sintomas de fraqueza, característicos da “baixa imunidade” causada pelo cansaço excessivo, alimentação e hidratação desregradas.

Imunidade é o nome que damos à capacidade do organismo de se defender de invasores, no caso vírus, bactérias ou fungos que possam causar doenças. Quando ela está baixa, ficamos muito mais propensos a ter pequenas e grandes infecções e quadros como gripes.

De acordo com a nutricionista Michelle Ferreira, o ideal é consumir alimentos fontes de vitaminas e minerais com poder antioxidante, como a  Glutamina que aumenta a produção de Glutationa que é um antioxidante,  que  inibem a ação dos radicais livres no organismo. Devemos também ajustar o carboidrato na dieta. Porque um alto consumo de carboidrato pode baixar à imunidade.

Alimentos  que ajudam a nossa imunidade

  • Alho e Cebola excelentes para o sistema imunológico. Contêm substâncias que estimulam enzimas e inibem o crescimento bacteriano.

  • Tomate rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo.

  • Cenoura e Brócolis contêm vitamina A. A deficiência dessa vitamina provoca uma redução no número de linfócitos, aumentando a probabilidade de infecções bacterianas, virais ou parasitárias.

  • Laranja, manga, morango e pimentão ricos em vitamina C, aumentam a produção de leucócitos, células de defesa que estimulam a resistência.

  • Castanha do Pará, amêndoas, nozes, assim como folhas verdes. Contêm selênio, vitaminas e atuam como antioxidantes. Protegem as membranas celulares contra substâncias tóxicas, radiação e os temíveis radicais livres, que são liberados nas reações químicas naturais do organismo.

  • Carne, leite, peixes, aves, feijão e cereais integrais como esses alimentos contêm zinco e selênio, a deficiência pode causar diversas doenças imunológicas.

  • Ômega 3 (azeite e salmão) auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo.

  • Chocolate meio-amargo, linhaça e vinho tinto contêm antioxidantes e propriedades que defendem o organismo.

Bebidas para imunidade

  • Água tome pelo menos um litro e meio de água por dia para manter o corpo hidratado e as vias aéreas úmidas.

  • Suco verde contém clorofila (rica em zinco, ferro e vitamina C).

  • Suco de frutas nutritivos e cheios de vitaminas.

  • Chá de gengibre fortalece o sistema de defesa do organismo e tem ação bactericida. Excelente no processo digestivo.

  • Chá verde desintoxica e acelera o metabolismo, melhora a imunidade e combate os radicais livres.

  • Chá Anis é excelente para melhorar a imunidade contra vírus, especialmente contra resfriados.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Suplementos para melhorar a imunidade

  • Própolis é uma substância produzida pelas abelhas usando a própria cera e resinas de diferentes plantas, e é utilizada para auxiliar na defesa da colmeia contra bactérias, vírus e fungos. Esta substância possui inúmeros benefícios à saúde, possuindo propriedades antissépticas e podendo ser usado no tratamento de feridas, no fortalecimento do sistema imunológico.

  • Probióticos contêm bactérias que atuam de forma benéfica no organismo e que normalmente habitam o intestino. Mais de 70% do sistema imunológico é controlado pelo sistema gastrointestinal, onde estas bactérias são fundamentais para melhorar a digestão e proteger o organismo contra micro-organismos patógenos.

  • Cúrcuma ou açafrão-da-terra, planta cujo pó é geralmente usado como tempero, e é considerada um super alimento. A planta é rica em antioxidantes e possui fortes propriedades anti-inflamatórias. Inclusive, alguns estudos sugerem que essas qualidades fazem da cúrcuma uma forte defesa contra gripes, resfriados e congestão nasal. Além de ajudar na imunidade, ativa o metabolismo.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!
Chef Andrea Ferreira da Leve Vida Gourmet

Andrea Ferreira

Sócia e proprietária da empresa  Leve Vida Gourmet .

“Cozinhar é para os ricos de alma que sabem perfeitamente harmonizar todas as cores, sabores, aromas e texturas em uma combinação que fica simplesmente rendida a muitas garfadas e elogios como comemoração.”


Imprensa Uh MAXIMO
– (21)3592-2110 | imprensa@tatianamaximo.com.br

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

Quer ter sua matéria publicada aqui?

Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

Quer contratar nossos serviços?

Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br