O que eleva vendas não são ferramentas e sim estratégias inteligentes.

Empresas que estão ávidas por conquistarem novos clientes e aumentarem suas vendas são atraídas por ofertas de excelentes ferramentas que existem no mercado e que atuam como funil de vendas.

Não tenho dúvida de que elas são úteis e até uso algumas em minhas prospecções.

Ocorre que ferramentas não produzem bons resultados, pois são meros instrumentos que requerem estratégias inteligentes, as quais são pensadas previamente antes de se colocar qualquer coisa dentro do funil. Inserir informações inadequadas na boca do funil não produzirá bons resultados do outro lado dele.

Um dos exemplos mais clássicos de erros em prospecção de vendas é não saber o que sua empresa realmente vende. A maioria tenta vender seus produtos e serviços, se esquecendo que consumidores compram benefícios, ou seja, o que eles enxergam de valor. Se sua empresa, por exemplo, é uma seguradora de saúde, então tentar vender plano de saúde é um erro. O que pessoas compram é a tranquilidade e segurança. Se é uma sapataria não é sapato que ela vende. É conforto para os pés, beleza, durabilidade, status etc.

Muitos outros erros se sucedem, tais como escolher mal o perfil do seu cliente. Falhar nesta escolhe resultado em tempo e dinheiro jogados fora.

Portanto, antes de contratar qualquer ferramenta de vendas, invista no planejamento do seu marketing. Isto poupará tempo, dinheiro e retrabalhos.

Colunista Marcos Rabstein Assinatura

Marcos Rabstein

Sócio-diretor da M2ALL Consultores e da RH Vitae, empresas de consultoria, treinamento e coaching, especializada em planejamento  e gestão de marketing e recursos humanos.

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