Muitas pessoas fogem do assunto quando falamos de finanças, umas por não quererem encarar a própria realidade financeira e outros por achar que o assunto não é para eles. Mas vamos combinar uma coisa: finanças é para todo mundo. Todo mundo que deseja transformar seus sonhos em realidade, que desejam alcançar o equilíbrio financeiro, que deseja prosperar, crescer financeiramente e claro conquistar patrimônio.

Então se você deseja otimizar a sua relação com o dinheiro em primeiro lugar terá que encarar a realidade atual, seja ela: dívidas, bagunça financeira, falta de clareza em relação as finanças e/ou sabotadores financeiros que te impedem de crescer e construir reservas e patrimônio.

Aprender a lidar com o dinheiro, definir metas de gastos, assumir os limites financeiros e utilizar o dinheiro com estratégia e planejamento fará toda a diferença para manter as finanças no caminho certo e claro te direcionar para que você possa transformar todos os seus sonhos em realidade.

Encare sua realidade financeira atual           (Foto: Karolina Grabowska/Pexels)

Mas por qual motivo tanta gente não quer dar atenção ao dinheiro?

É chato, dá trabalho, não entendo disso, não sei por onde começar, não quero ver meus gastos errados, não quero assumir que estou de novo no cheque especial. Essas são algumas das respostas mais comuns que as pessoas dão para justificar o motivo pelo qual não dão a devida atenção ao dinheiro.

E você, alguma vez já falou isso também? Se sim, é hora de agir diferente, de mudar as estratégias e em principal de mudar a forma como você vê o dinheiro em sua vida.

“Enquanto as pessoas olharem para suas finanças como algo ruim e negativo é assim que o dinheiro se manterá em sua vida.” Ressalta Aline Rodrigues – consultora financeira e especialista em comportamento financeiro 

Fugir do assunto não fará com que as coisas melhorem, não fará com que você tenha mais saldo no banco e muito menos que você poderá continuar comprando sem medir as consequências.

Encarar essa realidade irá te ajudar a:

. Entender qual é efetivamente a sua realidade atual;
. Em caso de dívidas, entender qual é o montante total em aberto;
. Ter clareza de informação para assumir o controle e direcionar seus recursos com planejamento;
. Aproveitar mais as finanças sem culpas;
. Conhecer os seus limites.

E ai, vamos encarar a realidade financeira e aprender mais sobre finanças e investimentos para otimizar assim a sua relação com o dinheiro e os seus resultados?

Sim? Então corre, abre a sua conta do banco e comece a entender de onde vem e pra onde vai o seu dinheiro e avalie de que forma você pode hoje melhorar o seu direcionamento financeiro. Note que não é apenas uma questão de economia, mas sim de direção.

Pense nisso! E vamos juntos.

*****
Aline Rodrigues é empreendedora e administradora, especialista em finanças e investimentos.
Conecte-se com nossa colunista pelo Instagram clicando aqui.

Clique aqui @noticias_tatianamaximo para seguir nosso perfil no Instagram e manter-se sempre bem informado.