O Guia oferece dicas para ajudar famílias que vivem no exterior a manter a cultura brasileira na rotina das crianças

Das lendas às festas populares, publicação reúne as principais referências do Brasil com atividades leves e divertidas.

Como manter a cultura brasileira na rotina das crianças que vivem no exterior? Elas interagem em outras línguas, estudam em outro país. Mesmo tendo famílias brasileiras, muitas têm pouca interação com os costumes de sua terra natal. Muitas delas costumam vir ao Brasil ao menos uma vez por ano, de férias, mas terão que adiar a viagem por causa da pandemia. Pensando nessas famílias, a Piraporiando elaborou um guia gratuito, ‘Brasileirinhos e Brasileirinhas no exterior’, com dicas práticas para ajudar as famílias com o desejo de que as crianças conheçam e vivam a cultura brasileira.

Guia gratuito oferece dicas para ajudar famílias que vivem no exterior a manter a cultura brasileira na rotina das crianças

“Todas as pessoas têm direito a conhecer suas raízes. Por isso, elaboramos esse e-book para as famílias que moram no exterior e desejam que as suas crianças não cresçam longe da cultura brasileira”, afirma Janine Rodrigues, fundadora da Piraporiando, Edtech focada em diversidade.

O guia traz dicas práticas e divertidas para manter a cultura brasileira na rotina das crianças. São ações simples como contar histórias relembrando momentos felizes no Brasil, cozinhar receitas típicas, ouvir música brasileira em casa e ensinar português às crianças. Parece algo básico, mas é necessário sempre reforçar estas ações afinal, quando se vive em outro país o contato com o idioma originário é menor, ao mesmo tempo que ele é a base da expressão cultural de uma pessoa.

A importância de ensinar a cultura popular brasileira

O ebook ‘Brasileirinhos e Brasileirinhas no exterior’ incentiva o ensino da cultura popular brasileira que vai muito além das lendas. “A cultura popular reúne costumes, danças, festas, histórias e toda a manifestação artística que constrói a identidade social do nosso povo. É passada de geração em geração”, destaca Janine Rodrigues.

A publicação traz algumas das principais festas culturais e contos populares do Brasil. A curadoria passa também por pratos típicos brasileiros e propõe atividades para cozinhar com as crianças e brincadeiras.

Todo o conteúdo é apresentado com orientações para que as famílias possam aplicar na rotina de forma simples. O ebook ‘Brasileirinhos e Brasileirinhas no exterior’ também trazem indicações de leitura infantojuvenil que tratam de diversidade, escritos por Janine Rodrigues, especialidade da Piraporiando.

O guia pode ser solicitado gratuitamente em: https://materiais.piraporiando.com/ebook_exterior

Assessora de Imprensa Tatiana Maximo

Tatiana Maximo

Assessora de Imprensa e Marketing Digital, inspirada pela presença de Deus, apaixonada pela vida, pela família, por viagens, pela evolução dos cuidados com a saúde e uma boa gastronomia.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br