Dicas para melhorar sua segurança financeira

Todo momento de transição merece um bom planejamento, mas nem sempre estaremos 100% preparados para nos tornarmos pais, seja financeiramente ou emocionalmente. O ato de planejar as finanças para a chegada do filho é muito importante e, com o casal em sintonia funciona muito melhor.

O ato de planejar as finanças para a chegada do filho é muito importante e, com o casal em sintonia funciona muito melhor.

Foto: Divulgação

O nascimento de uma criança traz muitas mudanças para a rotina dos pais, com o surgimento de novas necessidades e responsabilidades. Para que o filho possa se desenvolver em plenitude, é recomendável que ele cresça em um ambiente seguro, saudável e aconchegante.

Por onde começar?

Em primeiro lugar, os futuros pais devem fazer um diagnóstico profundo e sincero do atual estágio das finanças. Nessa tarefa, todas as fontes de receita e de despesa do casal devem ser listadas, para futuras análises e tomada de decisões importantes.

Durante o levantamento, a família deve ter um panorama quantitativo da atual situação financeira. Por exemplo, a renda média do casal tem que ser identificada, assim como o endividamento.

Não está preparado? Como melhorar a situação financeira para a espera do bebê?

Quando o casal não está preparado para este momento e se encontra com dívidas, o ideal é quitar seus débitos e aumentar a quantia mensal arrecadada. Assim, cria as condições necessárias para poder sustentar a criança de forma digna. Caso contrário, o risco maior é de atrasar parcelas, pagar juros abusivos e, ainda assim, não conseguir proporcionar o padrão de vida desejado para o bebê.

O orçamento financeiro do casal e visão de futuro

Em primeiro lugar é importante ter em mente que a estrutura de custo mensal do casal irá mudar e terão três caminhos para lidar com essa mudança:
O primeiro é a questão de adaptação financeira, ou seja, será necessário avaliar as finanças e identificar o que precisa ser reduzido no orçamento mensal para encaixar os novos gastos que virão pela frente.
O segundo caminho é compreender que custos serão estes, e como a renda pode aumentar para que estes novos custos entrem no orçamento sem que seja necessário mudar toda uma rotina financeira.
E, o terceiro caminho é criar reservas financeiras para compor o orçamento mensal contribuindo assim com os novos custos e criando um equilíbrio entre a privação e o aumento dos gastos.

Esse entendimento e alinhamento é fundamental, pois dará a oportunidade ao casal de se conscientizar sobre a vida financeira, deste momento em diante.

Criar reservas financeiras ajuda a compor o orçamento mensal contribuindo assim com os novos custos e criando um equilíbrio entre a privação e o aumento dos gastos.

Foto: Divulgação

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Reserva S.O.S

Além da explicação anterior, ter uma reserva S.O.S é fundamental para o equilíbrio financeiro na vida a dois, ainda mais nesse momento tão especial da vida do casal. Imprevistos acontecem, e estar preparados para eles, ajuda a manter a harmonia e a tranquilidade, frente a tantos outros
desafios que já estarão presentes nesse momento.

Essa reserva consiste em uma segurança financeira em caso de perda de renda/emprego por uma das partes do casal, diminuição de renda num determinado período, e até a necessidade de mais gastos no dia a dia.

Limite de gastos: Enxoval e quarto do bebê

Os gastos com o enxoval e o quarto do bebê, também precisam ser previamente planejados e definidos como um limite dentro do orçamento estabelecido.

Foto: Divulgação

Os gastos com o enxoval e o quarto do bebê, também precisam ser previamente planejados e definidos como um limite dentro do orçamento estabelecido, para que esses gastos não extrapolem e acabem tomando conta de outras reservas necessárias para o futuro, impactando o dia a dia do casal.

Aline Rodrigues – Consultora Financeira / Franquia Finapse

Aline Rodrigues – consultora financeira /Franquia Finapse

“Avalie esses itens iniciais, organize as finanças e planeje o orçamento mensal para que tudo ande com tranquilidade e equilíbrio financeiro.” – indica a consultora.

“Quando se quer estabilidade em um lar, a organização financeira e o convívio da família devem caminhar em sintonia. Na chegada de um bebê, não é diferente.” – conta a consultora financeira, Franquia Finapse, Aline Rodrigues.

Instagram: @finapse_br
Marcações: (21)98682-4434
Imprensa Agência DosReis – (21)3592-2110 | pauta@agenciadosreis.com.br

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br