O clima frio e seco pode deixar a pele com um aspecto esbranquiçado, que indica o ressecamento

Como está seu cuidado com a pelo do seu rosto e do seu corpo? Ambas estão sujeitas ao ressecamento nos dias mais frios e precisam de cuidados especiais. O clima frio e seco pode deixar a pele com um aspecto esbranquiçado, que indica o ressecamento. Para evitar esses sintomas, é importante fazer hidratações mais profundas e, além disso, investir em uma alimentação mais saudável, rica em vitaminas, antioxidantes, que pode trazer benefícios no longo prazo.

“Com a umidade do ar mais baixa, as temperaturas mais amenas e a diminuição da transpiração, a pele tende a ficar mais seca. É comum que as pessoas bebam menos água e outros líquidos nos dias mais frios, mas é importante manter a hidratação, tanto para a pele como para todo o organismo”, explica a enfermeira estomaterapeuta Michele Neves Brajão Rocha, integrante da Diretoria Nacional da Sobest – Associação Brasileira de Estomaterapia (estomias, feridas e incontinências).

Outro inimigo da saúde da pele no frio é o banho quente. “Ele provoca a remoção da oleosidade natural de forma mais intensa, diminuindo o manto lipídico que retém a umidade da pele”, explica Michele Brajão Rocha. Uma sugestão importante é evitar o uso do sabonete em barra, porque ele geralmente tem um pH muito elevado, e acaba prejudicando a defesa da pele.

A dica? Dê preferência aos sabonetes líquidos. “Se a pessoa não conseguir tomar banho morno, algo que pode ajudar é tomar uma ducha de água fria logo após o banho quente. É uma dica para recuperar um pouco da hidratação natural com essa ducha fria rápida”, sugere a enfermeira estomaterapeuta. Uma orientação importante é utilizar apenas as mãos para passar o sabonete na pele. Evite ensaboar com buchas, que acabam colaborando para alterar a composição desse manto hidrolipídico, que é o hidratante natural produzido pelo organismo e que protege a pele.

Conheça as características de um bom hidratante para o inverno

Quais são as características de um bom hidratante para o inverno?

Segundo a especialista, um bom hidratante deve ter na sua formulação emolientes, umectantes e substâncias hidratantes. Já a aplicação deve ser feita duas vezes ao dia preferencialmente depois do banho, pois isso auxilia a penetração do creme. E para as peles oleosas e com muita acne, o ideal é evitar o uso do hidratante comum no rosto. Os lábios também costumam ficar bastante ressecados no inverno, então é importante usar hidratantes específicos para eles e evitar as rachaduras. E sempre usar o filtro solar.

Tem mais de 65 anos? Então você precisa ter atenção redobrada, já que são mais sensíveis e normalmente mais ressecadas. A ingestão de líquidos pelos mais idosos costuma ser ainda menor nos dias mais frios. Então, uma boa sugestão nesta época é oferecer chás, que hidratam e aquecem, por exemplo. Para o corpo, a melhor opção é passar loções em vez de cremes, com técnicas de cima para baixa na hora de espalhar, para evitar a fricção da pele.