O modismo dos funis e cadências de vendas entrou como uma avalanche no mercado. Mil promessas de aumentar vendas e conquistar mais clientes aparecem em profusão e excelentes ferramentas são oferecidas para se fazer inbound (marketing de conteúdo) e outbound (promocional) marketing. A questão que se impera refletir é, mal comparando a metáfora, de que adianta uma Ferrari sem combustível?

O fato é que muitas empresas contratam ferramentas desta natureza achando que elas farão milagres, transformando suas ofertas em dezenas ou centenas de novos negócios.

O que se perde neste caminho é que a maioria das empresas mal sabe o que vende, como e para quem vende. Isto é o mesmo que ter o funil da venda, mas entupi-lo com lixo: maus discursos de venda, clientes potenciais sem o perfil desejado pela empresa e assim por diante. E o resultado disto é tempo e dinheiro jogado fora.

A cultura empresarial brasileira, em sua grande maioria, é de “planejação”, ou seja, finge-se que planeja e parte-se direto para a ação. Em vendas, por exemplo, os discursos são sobre as características dos produtos e não sobre o que o cliente enxerga de valor: benefícios e vantagens. É o mesmo que achar que uma sapataria vende sapatos, quando, na verdade, ela vende proteção para os pés, conforto, beleza, status, economia de custos, durabilidade e etc.

Existem técnicas para atrair um cliente, chamando a sua atenção, despertando seu interesse (Foto: Andrea Piacquadio/Pexels)

Também se ignoram importantes técnicas para atrair um cliente, chamando a sua atenção, despertando seu interesse e desejo em consumir os produtos ou serviços. Sim, há técnicas que tornam este desafio mais efetivo. E é aí que surgem cadências de vendas que atingem os objetivos esperados.

Portanto, antes de se pensar em contratar uma ferramenta de funil de vendas, pense em planejar o seu marketing, entendendo quem são os seus clientes e o que eles procuram em seus produtos.

Se você quiser saber como realizar um bom planejamento, entre em contato comigo.

Sucesso!

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Marcos Rabstein é sócio-diretor da M2ALL Consultores, empresa de consultoria, treinamento e coaching, especializada em planejamento  e gestão empresarial com focos em marketing, vendas processos e pessoas. m2all@m2all.com.br

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