A nutrição capilar é um tratamento muito importante para a manutenção da saúde dos fios e essencial na rotina de tratamento dos cabelos. Responsável por manter os cabelos brilhantes, macios e alinhados, esse tratamento ajuda a manter a saúde dos fios e deve estar presente na rotina de cuidados de praticamente toda mulher. Para que você saiba mais sobre a nutrição capilar, reunimos tudo o que você precisa saber sobre o tratamento e como deve incluí-lo na sua rotina de cuidados com o cabelo. Confira!

Nutrição capilar é fundamental para a reposição de substâncias que tornam o cabelo saudável

A nutrição capilar é fundamental para a reposição de substâncias responsáveis pela proteção dos fios, já que reforçam a barreira de proteção formada pela oleosidade natural ao redor da fibra, o que reduz o impacto das agressões diárias e evita danos ao cabelo.

Outras substâncias também  são uma fonte rica em antioxidantes, que protegem o fios das agressões que causam o enfraquecimento a fibra capilar, o que ajuda a combater a quebra e a formação de pontas duplas. O tratamento nutritivo devolve a maciez, o brilho e o movimento dos cabelos, que ficam mais alinhados e livres de frizz.

VOCÊ SABE A DIFERENÇA ENTRE NUTRIÇÃO E HIDRATAÇÃO CAPILAR?

Às vezes existe uma confusão, porém, existem várias diferenças entre a composição e a ação dos procedimentos nos cabelos. A hidratação é responsável por repor a água perdida pelos fios ao longo do dia, enquanto a nutrição devolve os nutrientes aos fios. A nutrição  ajuda a manter a hidratação dentro do fio por mais tempo. Sendo assim, ambos os tratamentos ajudam a combater o ressecamento capilar e conferem um aspecto macio, alinhado, livre de frizz e bastante brilho aos cabelos.

EM QUE CASOS A NUTRIÇÃO CAPILAR É INDICADA?

Nutrição também pode ser realizada no salão de beleza

A nutrição capilar é um tratamento essencial para todos os cabelos . Em cabelos secos e que estão sofrendo com o ressecamento, a nutrição deve ser mais intensa e estar presente com mais frequência na rotina capilar para tratar o quadro e devolver a saúde dos fios. Além deles, os fios com muita textura, como cabelos cacheados e crespos, também necessitam de bastante nutrição pois tendem a sofrer mais com o ressecamento. As texturas encaracoladas e crespas impedem que a oleosidade natural chegue às pontas, o que exige um cuidado nutritivo mais intenso nesse tipo de fio. Os cabelos que passaram por descolorações, colorações e química também necessitam realizar um tratamento nutritivo com mais intensidade, pois o fio perde água  durante esses tipos de procedimento.

Para realizar uma nutrição adequada, é importante usar produtos ricos em nutrientes para repor as substâncias necessárias ao cuidado com os fios. Há shampoos e condicionadores próprios. A nutrição também pode ser realizada no salão de beleza para quem necessita de um cuidado especial. Consulte um especialista e  realize um diagnóstico capilar para descobrir qual é o melhor tratamento para seus cabelos. Estamos à disposição no C.Kamura.

Kleber Rodrig

*Por Paula Ramagem