O Marketing sob um olhar holístico

Na definição da palavra, marketing pode ser lido como “market + ing”. Se fizermos a tradução do termo com adaptações, teremos “fazendo mercado “.

Isto quer dizer que todos em uma empresa que fazem algo com ou para o mercado, estão praticando o marketing. O que isto significa?

Significa que o comprador que se relaciona com o fornecedor faz mercado, pois imagina as consequências de uma compra mal feita.

A logística se estoca mal ou entrega errado, para o cliente errado, no prazo errado, causa um enorme prejuízo. Ela também é responsável pelo marketing da empresa.

E o faxineiro? Ele precisa deixar a empresa brilhando, não só pelos clientes, mas pela satisfação dos próprios colaboradores. E nem preciso mencionar as áreas de marketing e venda.

Isto quer dizer que a empresa como um todo é um grande corpo de marketing que deve atuar de forma integrada para a satisfação dos clientes.

Quando em nossos treinamentos passamos esta mensagem, as pessoas se conscientizam da importância do papel de cada função, fazendo nascer o espírito de equipe.

É preciso enxergar o marketing de forma holística. Marketing é importante demais para ser entregue apenas à área de marketing.

Colunista Marcos Rabstein Assinatura

Marcos Rabstein

Sócio-diretor da M2ALL Consultores e da RH Vitae, empresas de consultoria, treinamento e coaching, especializada em planejamento  e gestão de marketing e recursos humanos.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br