Danielly Moura

Dra. Danielly Moura


Muitas são as causas e durante o isolamento estamos expostos a uma série de imprevistos. Nesse caso, procure um dentista. Dra. Danielly Moura atende seguindo todas as recomendações da OMS e do CFO, com esterilização de aparelhos, mobiliário, utilização de EPIs. Mesmo durante a quarentena, o cuidado com a saúde dentária é fundamental para a saúde de todo o organismo, para a imunidade e para a autoestima de todos. Se precisar de ajuda ou marcar uma consulta, fale com Instagram @dradaniellymoura.

Que é hipersensibilidade dentinária?

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente. Com o tempo, o esmalte pode desgastar-se, reduzindo a proteção. Também com o tempo, a gengiva pode retrair-se, expondo a raiz do dente. A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa, no centro. Quando a dentina está exposta, os líquidos presentes nesses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos, causando a sensibilidade.

Qual é a causa da hipersensibilidade dentária?

A exposição da dentina por ocorrer devido a vários fatores. Os fatores mais comuns são:

Retração gengival devido à idade ou escovação inadequada;

Bebidas ácidas (como refrigerantes) que causam a erosão do esmalte e a exposição da dentina;

Bruxismo – que, na verdade, faz com que todos ou a maior parte dos dentes tornem-se sensíveis;

Escovação com creme dental muito abrasivo, escovação incorreta e/ou escovação em um número de vezes maior do que três;

Gengivite, que pode causar retração gengival; Dente lascado ou fraturado, com exposição da dentina;

Além disso, alguns tratamentos dentários podem causar sensibilidade. Sabe-se que alguns tratamentos como o branqueamento, a profilaxia em consultório, a colocação de aparelhos ortodônticos ou restauração dentária podem causar sensibilidade durante ou depois do procedimento.

Que posso fazer?

O primeiro passo é descobrir a causa, com a ajuda de um dentista. Se a causa for a exposição da dentina, há algumas providências que você e seu dentista podem tomar para reduzir a sensibilidade: Use uma escova de cerdas extra macias; Escove corretamente para evitar a abrasão do esmalte e a retração gengival; Use um creme dental formulado especialmente para ajudar reduzir a sensibilidade; O dentista pode: Aplicar verniz de flúor nas áreas sensíveis para ajudar a fortalecer o dente; Prescrever um creme dental com alto teor de flúor para uso diário; Restaurar as áreas que perderam o esmalte;

No final, quer você precise de procedimentos em consultório ou somente em casa, o passo mais importante é consultar seu dentista para que ele determine a causa da sensibilidade dos dentes e ajude você a encontrar uma solução que seja eficaz. Dra. Danielly Moura – Instagram:@dradaniellymoura

Paula Ramagem