Está precisando de um descanso após um longo período sem sair de casa? Penedo pode ser o destino ideal.

Para a imensa maioria, a quarentena foi um período complicado. Alguns aproveitaram o tempo para dedicação ao trabalho, outros para dedicar-se aos filhos ou à casa e por aí vai. Seja qual for o contexto, a verdade é que restringir as atividades e possibilidades, principalmente para quem é acostumado com a agitação, é complicado.

Nesse sentido, Penedo apareceu como uma dose de energia e alívio nas rotinas cansativas. O local fica na cidade de Itatiaia, no Rio de Janeiro, e é a única colônia finlandesa aqui no Brasil. A aproximadamente 2h30 da cidade do Rio, é uma viagem rápida e que não exige um longo planejamento. É possível conseguir hotéis e pousadas com antecedência de uma semana ou, muitas vezes, até menos. Essas facilidades tornaram possível uma “escapada” que funcionou como alívio para mentes cansadas de tanto trabalho.

O que fazer em penedo

Por ficar praticamente dentro do Parque Nacional de Itatiaia, as opções de lazer ligadas à natureza são muitas. Ecoturismo com cachoeiras, visitas ao Parque, cavalgadas a cavalo podem ser a opções perfeitas para alguns. Além de, claro, andar pelas ruas do centro e conhecer melhor a cultura finlandesa preservada até hoje. Essa opção também pode ser realizada de bicicleta, porque algumas hospedagens disponibilizam o aluguel. Como é o caso do Le Garden Pousada Boutique.

A gastronomia é também um ponto importante para os viajantes de plantão e existem muitas possibilidades interessantes no roteiro.

Com o clima frio no período de viagem escolhido, julho, tomar um bom vinho e comer uma boa comida é a combinação perfeita e Penedo foi certeiro em proporcionar isso. Agregando ainda, um clima romântico único. Assim, o destino ideal para quem busca tranquilidade e calma para na volta ao “novo normal”.

***

Onde ficar em Penedo

Le Garden Pousada Boutique

Unindo sofisticação e elegância à melhor definição de férias, a Le Garden oferece tudo que você precisa para aproveitar o seu descanso. Com excelente localização estando apenas 900m do centro de Penedo, a pousada traz um novo conceito de hospedagem à colônia finlandesa e conquista com seu charme. Para quem procura um lugar para relaxar e, ao mesmo tempo, preocupado com a sua saúde e segurança, é a oportunidade perfeita!

O espaço comum conta com piscina com vista privilegiada para a Serra da Mantiqueira, sauna, spa e salão de jogos. Todos higienizados regularmente e com uso obrigatório de máscara. Ainda, disponibiliza o aluguel de bicicletas para os hóspedes que quiserem explorar um pouco mais a cidade. Já os apartamentos, são divididos em “Suíte Master” ou “Suíte Luxo”. Na opção Master, a cama é uma Super King, com lareira, cafeteira Nespresso e frigobar retrô – conferindo um charme particular ao espaço. E, claro, uma hidromassagem disponível no banheiro.

O café da manhã é incluso, a refeição é farta e repleta de variedades como pães de queijo, biscoitos caseiros, sobremesas deliciosas e queijos da região. A minha preferência foi pela geleia de morango – “dos sonhos”. Foi no Le Garden que aprendi a comer iogurte com geleia, e agora, adotei a minha rotina com a família.

Informações
Endereço: Travessa Dr. Alberto Saade, 89 •  Penedo/RJ
Telefone: +55 (24) 3351-2532

***

Onde comer em Penedo

Jardim Secreto

Para aqueles que estão programando uma ida ao destino e fizeram alguma pesquisa sobre, o restaurante é indicação tradicional.

Com uma cozinha sofisticada, de influências francesa e italiana, o Jardim Secreto é naturalmente aconchegante, alguns braseiros espalhados pelo deck tornam o clima agradável e a experiência ainda mais interessante. É a pedida perfeita para aqueles que buscam um jantar romântico num espaço mais reservado. Já a decoração, fica à cargo da natureza em uma junção de sofisticação, conforto e elegância.

A comida não fica para trás em relação à estética e conta com pratos para todos os gostos. O atendimento, bastante solícito e correto! Os pratos escolhidos foram o Bife de Chorizo ao molho de vinho tinto – pedimos para trocar o acompanhamento para Risoto de Funghi e a equipe atendeu ao pedido, o que ganha muitos pontos positivos – e o Steak ao molho de ervas e vinho do Porto, acompanhado de Risotto de Alho-poró e Grana Padano. Ambos excelentes! De entrada, uma frigideira de cogumelos trufados, também maravilhosa. Já a sobremesa, cremè Brûllèé.

Local gostoso, agradável e com ótimo cardápio. Vale muito a experiência!

Informações: Avenida das Três Cachoeiras, nº 3899 • Penedo/ RJ
Telefone: (24) 99267-1045 / (24) 3351-2516 

Enoteca Serrana

Para os apaixonados por vinho, a Enoteca Serrana conta com uma adega vasta e carta de vinhos selecionada com o melhor das vinícolas. Pensado especialmente para receber os amantes de um bom vinho e da gastronomia, a Enoteca possui uma carta extensa e variada apenas com os melhores dos diferentes países e vinícolas. Apesar disso, a linguagem escolhida é simples e honesta. As garrafas podem ser consumidas à mesa ou, para quem quiser estender a experiência, há possibilidade da compra para levar para casa – as duas opções cobradas com o mesmo valor.

A cozinha contemporânea traz variações entre elementos tradicionais e adaptações de acordo com a estação e necessidades. Apesar da boa comida, a diferença do local está no atendimento!

Luís e Marlon são os garçons responsáveis e passam na frente com o desejo do cliente. De entrada, o escolhido foi o Carpaccio de carne e a casquinha de truta. Já os pratos principais, risoto de camarão ao perfume de limão siciliano, French Rack de cordeiro e Bacalhau à lagareiro. Alguns pontos fracos foram o queijo ralado que não parecia fresco e um dos pratos ter vindo frio. Comida decorada e saborosa, bons vinhos, mas o diferencial fica com o ótimo atendimento.

Informações: Endereço: 490, Av. Casa das Pedras – Jardim Martineli • Penedo/RJ
Telefones: (24) 3351-1196 / (24) 99977-2728

***

Tatiana Maximo é “marketeira”, assessora de imprensa e influenciadora digital, diretora da agência Uh! Máximo.