Prioridades financeiras, quais são as suas?

Falar de prioridades financeiras é um momento de aceitação, aceitar que as suas ações e reações verdadeiramente transparecem quais são as suas prioridades financeiras. E nem sempre é aquilo que “você acreditava ser”.

Obrigações financeiras x contas x desejos: são 3 coisas bem diferentes, mas que mensalmente podem passar pela sua conta bancária.

Primeiro as obrigações financeiras são as suas contas de estrutura (aluguel, condomínio, financiamentos, luz, gás, alimentação básica), na sequência as contas são boletos/faturas que você adquiriu ao longo dos dias, mas que não são necessariamente uma obrigação (cartão de crédito, gastos extras com lazer, tv a cabo, spotify e etc) e por último vem os desejos que são compras intencionais e/ou por impulso como viagens e itens de consumo.

E quando falamos de organização financeira e de alcançar resultados maiores falamos de definição de prioridades. Quais dos seus gastos (exceto as obrigações) podem ser retirados da lista atual e/ou ter um direcionamento de recurso menor mensal?

Se falarmos em termos práticos, as obrigações financeiras sempre devem ser prioridades de pagamentos, seguidos das contas que você adquiriu e precisa manter o pagamento em dia. Afinal de contas, uma vez que você já consumiu no cartão essa fatura irá se tornar uma obrigação. Mas busque olhar pra frente, para os gastos futuros.

Cuidado com a rotina, o desejo do consumo, a criação de contas e mais contas que impactam o orçamento e consequentemente viram um sorteio aleatório de contas a pagar.

Sorteio aleatório mesmo? Será? Ou será uma prioridade interna e sabotadora?

  • Já vi muita gente se endividar pagando o mínimo do cartão de crédito, apenas para não perder o limite e continuar gastando com outras coisas mesmo podendo ter pagado o cartão inteiro.
  • Já vi muita gente consumir mais de 40% da renda só com bares e restaurantes sem nenhum critério;
  • Já vi muita gente preferir pagar viagens e lazer do que pagar algumas contas que já tinham sido adquiridas, deixando o pagamento para depois;
  • Já vi muita gente pegar empréstimo para “tapar buraco do cheque especial” e continuar consumindo todos os meses.

As ações e reações que você possui com as suas contas dizem muito sobre o que realmente é uma prioridade para você!

Avalie a sua forma atual de gestão financeira. Você está sempre colocando as necessidades dos outros a sua frente? Você está sempre fingindo que não vê uma conta só para pagar outras que não deveriam estar ali?

Quais são as suas prioridades financeiras?

Colunista Aline Rodrigues

Aline Rodrigues

Investidora, empresária, consultora financeira pessoal e empresarial, instrutora em finanças e investimentos, fundadora da Franquia de Consultoria e Educação Financeira Finapse.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br