Roberta Borrelli – criadora do MotivarAção – mostra como ter uma rotina organizada na pandemia, além de dicas para gerenciar melhor o seu tempo.

Roberta Borrelli – criadora do MotivarAção

Gerenciar o tempo é um dos maiores desafios nos dias de hoje. Parece que para conseguirmos cumprir todas as tarefas diárias são necessárias mais de 24 horas. E como  passamos a trabalhar em casa, ficamos com essa interrogação. Como podemos gerenciar o tempo estando em home office?

É muito importante entender que a gestão do tempo vai além do nosso trabalho. Precisamos gerenciar o tempo pessoal e, também, o profissional; e estabelecer limites, de forma que possamos identificar onde termina um e começa o outro.

Roberta Borrelli, psicóloga e gestora de RH, responde a algumas dessas dúvidas e dá muitas dicas. Levar as pessoas a acionarem o seu botão de motivação é a especialidade da criadora do projeto MotivarAção.

– Quais os pontos-chave para ter uma rotina mais organizada e tempo para dedicar a todas as áreas da vida (carreira, estudos, lazer, família, autodesenvolvimento, etc.)?

Rotina organizada e tempo para se dedicar a outras áreas da vida é exatamente o que as pessoas mais buscam e tentam fazer ao longo da vida. Muitas vezes, por conta de responsabilidades e necessidades, as pessoas priorizam somente o que é rentável, e com isso não valorizam o que faz bem. Quantas pessoas conhecemos que vivem dessa forma?

Eu trabalho em três frentes de atuação, ao mesmo tempo, e as pessoas sempre me perguntam como dou conta de tudo, entrego no prazo e com qualidade e ainda me divirto. Eu sempre respondo que o mais importante é o planejamento, se eu não o fizer, imagino que vou enlouquecer.

Então o primeiro ponto-chave é listar as tarefas que você tem que realizar e, a partir daí você começa a observar quanto tempo precisa para realizar cada uma delas, por exemplo, para elaborar o material para um curso levo em média uma semana, então, preciso definir esse prazo. Com as tarefas listadas e prazos relacionados, para manter a rotina organizada, eu uso uma matriz de prioridades, que atualizo antes de iniciar minha semana. Essa matriz tem quatro quadrantes (Faça agora; Programe; Elimine; Delegue), e conforme o prazo, foi definido o que inserir em qual quadrante. Com isso, além de colocar todas as atividades em uma ordem de importância, separando seu tempo para iniciar todas as tarefas urgentes em primeiro lugar, você vai começar a desenvolver a habilidade de gestão do tempo.

Aos poucos você vai perceber que essa organização e planejamento já fazem parte do seu dia a dia, e o melhor é que você vai ter tempo para fazer outras coisas que desejar, sem ter entregas atrasadas.

– Quais são os benefícios de uma boa gestão de tempo?

A gestão do tempo, além de garantir organização, impacta diretamente na produtividade elevada e sem retrabalho, pontualidade nas entregas, disciplina e mais eficiência. Além disso, a gestão do tempo nos traz a sensação de dever cumprido, minimizando a ansiedade e o estresse e permitindo que tenhamos horas livres para fazer outras coisas, ou fazer nada, que é proporcionalmente importante.

– Muitos acham que gerenciar o tempo é algo chato e não espontâneo, que “engessa” a rotina. Mas a principal vantagem não é justamente que a pessoa tenha tempo para momentos de lazer e espontaneidade essa rotina?

Gerenciar é bem diferente de engessar, a gestão do tempo implica em manter o controle, planejar e organizar o que será realizado e, por mais que se tenha uma rotina de atividades, sempre haverá um cenário diferente e com pessoas diferentes, logo, dificilmente seu dia a dia vai ser engessado, mas com certeza será mais produtivo e mais leve, pois ter tempo livre além de importante é fundamental para a saúde mental.

– Qual o papel de ferramentas de organização (agendas, planners, aplicativos) para descarregar aquilo que fica na cabeça e ter uma rotina mais produtiva? Como a pessoa pode descobrir o que encaixa melhor na vida dela?

Entendendo a importância da gestão do tempo, muitas ferramentas estão sendo utilizadas e desenvolvidas para garantir ao usuário melhores resultados. A maioria se preocupa em organizar e planejar suas atividades, como você entende ser a melhor maneira, então, se é tecnológica, no papel ou num caderno não importa, elas servirão para que você possa produzir melhor, sentir mais tranquilidade e acompanhar sua evolução.

– Priorizar tarefas é um fator importante, mas como fazer isso na prática? Isso deve ser feito em todos os campos da vida? Como encontrar o equilíbrio entre eles?

Priorizar é fundamental, mas fazer o que é importante também. Essa matriz que utilizo para organizar as minhas atividades me dá muita noção do que preciso priorizar. O que insiro no quadrante “Faça agora” é o que é urgente, ou seja, vinculado ao conceito de tempo tem prazo curto.

Quando você consegue perceber o que deve fazer imediatamente e o que é importante fazer, consegue equilibrar a dedicação de tempo e canalização de energia necessários para executar o que precisa e com qualidade.

– E os imprevistos e emergências, como se encaixam na gestão do tempo?

Não há como não considerar que existam imprevistos e emergências. Geralmente, quando você faz a gestão do seu tempo, dificilmente se perde ou se desorganiza, pois o fato de ter se planejado com antecedência lhe permite ajustar as entregas de forma a antecipar ou postergar algo, sem que o caos se instale na nossa vida.

– Alguma consideração extra?

Quando iniciar a sua lista de tarefas com prazos para planejar e organizar sua vida, lembre sempre de colocar em destaque aquilo que mais lhe traz prazer e satisfação. Dê ao que lhe faz sentir motivação o grau de importância e priorização merecidos. Boa parte da nossa vida se organiza melhor e tem melhores resultados quando nos sentimos livres e felizes.

Instagram: @_motivaracao 

 
Assessoria de Imprensa:
Paula Ramagem
(21) 99506-7999
Colunista Aline Rodrigues

Roberta Borrelli

Mestre em Gestão Organizacional, Especialista em Gestão de RH e Psicóloga.

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