Começar a transição capilar talvez seja a fase mais difícil do processo, uma vez que os primeiros meses podem ser de difícil adaptação. O cabelo parece demorar a crescer, a diferença de textura entre a raiz e as pontas pode incomodar e vai ser difícil resistir à tentação de voltar atrás. Mas, calma! Com determinação e alguns truques, você consegue trilhar esse caminho de maneira mais tranquila.

A transição capilar é um longo caminho que pode levar de 24 a 36 meses para ser completada. Porém, a paciência será recompensada. Depois desse período, você vai finalmente reencontrar a forma natural do seu cabelo e isso pode transformar completamente a sua relação consigo mesma. Para te ajudar a criar coragem, selecionamos algumas dicas para colocar em prática e abandonar o alisamento de vez. Confira!

Transição capilar na remoção da progressiva

Foto: Arquivo pessoal

1) Encontre um profissional para te guiar nesse processo

Contar com a ajuda de um profissional que entenda seu cabelo pode fazer toda a diferença durante a transição capilar. Encontre alguém em quem você confie e que tenha um olhar mais apurado, conseguindo encontrar soluções através de cortes para cabelo cacheado e novas técnicas de estilização para os fios que começam a crescer sem química.

2) suspenda os tratamentos progressivos

Se você deseja voltar a ter os fios naturais, precisa suspender todo e qualquer tratamento progressivo. Pode parecer óbvio, mas muitas mulheres param com a chamada “escova progressiva” e continuam realizando práticas alternativas, como as escovas progressivas sem formol* e “blindagens”, por exemplo. Em ambas, é utilizado um processo químico (muito semelhante ao da progressiva, inclusive) que altera a estrutura do fio e acaba prejudicando esse processo de reversão. Então, se você deseja ter os seus cachos de volta, esteja pronta para assumi-los, deixando qualquer aplicação química de lado!

Transição capilar na remoção da progressiva

Foto: Arquivo pessoal

Transição capilar na remoção da progressiva

Foto: Arquivo pessoal

3) utilize shampoos próprios

Os shampoos de limpeza profunda podem ser uma boa alternativa para quem quer saber como tirar a progressiva do cabelo. Também chamados de shampoos antirresíduos, eles ajudam a eliminar de forma mais rápida o produto da escova progressiva nos fios. Eles agem de forma profunda na fibra capilar, eliminando – aos poucos – todos os resquícios da fórmula. Vale ressaltar que esse tipo de shampoo resseca um pouco o cabelo, por isso, o ideal é que seja utilizado apenas uma vez durante a semana. Os resultados começam a ser percebidos desde a primeira lavagem, porém, cada cabelo apresenta respostas diferentes à aplicação – o que impacta no tempo de eliminação completa da progressiva.

4) adote rotinas de hidratação

Que a hidratação é extremamente importante para a saúde dos fios, não é novidade, mas faz toda a diferença no processo de eliminação da progressiva. Não é a hidratação que irá retirar o produto do cabelo, mas ajuda muito. Lembre-se de fazer hidratações profundas para manter o seu cabelo forte e saudável.

Transição capilar na remoção da progressiva

Foto: Arquivo pessoal

5) escolha um novo corte

Um novo corte pode ser uma boa aposta para a remoção da progressiva do seu cabelo! Quem sabe essa é a hora de mudar o visual e tirar parte do comprimento dos seus fios? Assim, você terá menos volume de cabelo e, consequentemente, menos preocupações para a retirada da progressiva.

Colunista Kleber Rodrig

Kleber Rodrig

Criador de Life in Color ®️, Hairdresser Expert  e Artista CKamura Rio.

Anuncie aqui!
Anuncie aqui!

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

    Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

    Quer ter sua matéria publicada aqui?

    Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

    Quer contratar nossos serviços?

    Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br