O ácido fólico, conhecido como vitamina B9, é um componente importantíssimo na saúde de todos. Esta vitamina possui inúmeras funções no organismo, como por exemplo, divisão e crescimento celular, além da síntese e reparação do DNA – garantindo que as células se dupliquem normalmente, por isso é tão importante durante a gravidez, para o bom e perfeito desenvolvimento fetal e a formação do tubo neural.

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Manter bons níveis desta vitamina ajuda na prevenção de doenças cardíacas e infartos, pois reduz a quantidade de hemocisteína – um aminoácido presente no plasma sanguíneo -, que pode causar alterações nos vasos sanguíneos. Os níveis de ácido fólico também estão diretamente ligados a imunidade, baixos níveis desta vitamina comprometem a ação dos linfócitos, responsáveis pela defesa do organismo. Estudos indicam que a B9 pode ajudar no combate e prevenção da depressão, justamente por contribuir com a saúde do cérebro.

O déficit de ácido fólico no corpo também ter como sintoma a anemia, com as suas características principais: cansaço, fraqueza, letargia, palidez, perda de peso e falta de concentração. Isso se deve ao fato de que este componente é necessário para a formação de glóbulos vermelhos que, por sua vez, são responsáveis pelo transporte de oxigênio no corpo.

Como a demanda pela vitamina B9 é muito alta e o organismo não consegue manter os níveis indicados deste componente por muito tempo, a reposição diária através da alimentação é super necessária. Uma dieta pobre em frutas, legumes e cereais é a principal causa de carência de ácido fólico.

Vou dar algumas dicas de alimentos que são ricos em ácido fólico, e que com certeza já fazem parte da sua dieta diária:

  • – Vegetais verdes, como brócolis, couve e espinafre;

  • – Grãos, como lentilha e grão de bico;

  • – Feijões, o mais rico em ácido fólico é o feijão preto;

  • – Frutas cítricas, como a laranja (40 mcg/unidade) e o limão (10mcg/unidade). Além das cítricas, outras frutas como o morango (25mcg/ 1 xícara), mamão (115mcg/unidade) e abacate também possuem quantidades significativas da recomendação diária de ácido fólico.

Tamires Soares, nutricionista graduada pela IBMR, especializada em nutrição clínica funcional.

Tamires Soares

Tamires Soares, nutricionista graduada pela IBMR, especializada em nutrição clínica funcional. Atualmente, cursa pós em Ortomolecular e Fitoterapia. Defende a bandeira da #comidadeverdade e acredita que uma alimentação saudável pode ser muito saborosa. Tem como missão, ajudar pessoas à transformarem suas relações com o alimento com prazer, para que então, possam obter resultados extraordinários em todas as áreas da vida.

“Mais saúde, foco, disposição, autoestima e sucesso!”

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