Kombucha: entenda o que é a bebida da moda e confira uma receita caseira.

AKombuchá é uma bebida milenar de origem chinesa feita a partir de chás, geralmente preto, branco ou verde, fermentado por micro-organismos. A novidade passou pela Europa, América e começou a ganhar adeptos aqui no Brasil.

Kombucha - Entenda o que é a bebida da moda e confira uma receita caseira.

O kombuchá é um probiótico natural fermentado, isto é, tem seres vivos dentro dela que vão colonizar o organismo e fazer bem a ele. Os microrganismos da colônia interferem diretamente na saúde. Mudam todo o corpo. O intestino funciona melhor, a bebida é anticancerígena (tratando-se de câncer de cólon e intestino) e também diminui o colesterol ruim, o LDL.

O chá também é indicado para quem sofre síndrome do intestino irritável, doença de Crohn, inflamação intestinal e até infecção urinária. O ideal é tomar de 100 ml a 300 ml por dia. O  chá auxilia no funcionamento intestinal, absorção de nutrientes, aumento da imunidade, diminuição de alergia e intolerâncias alimentares.

Confira a receita incrível de Konbucha de limão e gengibre aqui. 

Como os probióticos ajudam o nosso organismo?

Os probióticos podem incentivar a produção de leptina e insulina, hormônios relacionados à saciedade. Então é possível que você não sinta uma fome exagerada e reduza a alimentação naturalmente. O intestino é outro ponto importante, o equilíbrio de bactérias na região, o funcionamento adequado e a absorção de nutrientes ingeridos nas refeições ajudam ainda mais o organismo. A pele tende a ficar mais nutrida com o aumento do consumo de líquido e a disposição pode melhorar com as vitaminas sendo bem absorvidas. Não existe uma duração para o uso do kombuchá ou outros fermentados naturais. Seu consumo deve ser constante e contínuo, pois não se trata de um tratamento médico e sim de uma alternativa natural para a saúde do seu corpo. O kombucha pode causar gases, estufamento ou problemas intestinais em algumas pessoas. As alterações digestivas também podem acontecer por ser uma bebida ácida, ou seja, é melhor pegar leve em caso de gastrite ou refluxo, por exemplo.

Kombucha é um alimento funcional e não é um remédio

Se for devidamente produzido e ingerido, não representa malefícios ao organismo. Mas o preparo ou armazenamento inadequado podem causar reações adversas. Lembrando que kombucha não é remédio, e sim um alimento funcional. O kombucha pode ser prejudicial para pessoas hemofílicas e mulheres grávidas ou que estão amamentando. No período de amamentação, ele pode atuar como um potente laxante no sistema digestivo do bebê, o que é prejudicial.

Além disso, se durante o preparo o chá mofar e for contaminado por fungos ou bactérias ruins e pode fazer mal à saúde. Ele é contraindicado para diabéticos, gestantes, lactantes, hipertensos, pessoas com problemas gástricos e crianças menores de 6 anos.

Receita de Kombucha de Limão e Gengibre

Ingredientes:

  • 1,5 litro de kombucha
  • 3-5 rodelas de gengibre
  • suco de meio limão
  • garrafa pet de 1,5L de capacidade

Modo de Preparo:

Colocar as rodelas de gengibre e o suco de limão em uma garrafa PET limpa. Adicionar o kombucha na garrafa, enchendo bem até ficar totalmente completa, para que não fique ar na garrafa. Tampar e deixar descansar por 3 a 7 dias, tempo necessário para haver uma nova fermentação, mas em geral a bebida saborizada estará pronta após 5 dias de fermentação. No entanto, a bebida cria gás rapidamente e alguns consumidores já gostam do sabor após apenas 24 horas da segunda fermentação.

Para fazer o kombucha com outros sabores, pasta bater a fruta no liquidificador, coar e adicionar na garrafa juntamente com o kombucha base, esperando depois os 5 dias para a nova fermentação que dará sabor à bebida.

Andrea Ferreira

Empresária e Chef de cozinha na Leve Vida Gourmet.

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

Quer ter sua matéria publicada aqui?

Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

Quer contratar nossos serviços?

Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br