Atletas que comprovarem o não envolvimento com o esquema de doping do país poderão competir sob bandeira neutra

AAgência Mundial Antidoping (Wada) excluiu a Rússia de todas competições internacionais por quatro anos. O país não participará dos Jogos Olímpicos Tóquio 2020 e nem Jogos de Inverno Pequim 2022, assim como de Mundiais de todas as modalidades, o que inclui a Copa do Catar 2022. A punição é consequência da falsificação de dados coletados pelo laboratório antidoping de Moscou que foram entregues à entidade.

Apesar do pedido da Comissão de Atletas da Wada para que os russos fossem banidos de maneira integral, a entidade decidiu por conceder aos atletas o direito de provar que não estavam envolvidos no esquema de doping e, caso tenham a “inocência” comprovada, possam competir sob bandeira neutra.

A advogada desportiva Luciana Lopes encara a decisão de possibilitar a participação dos que não se envolveram no esquema como positiva

Dra Luciana Lopes
Foto: Divulgação

A advogada desportiva Luciana Lopes encara a decisão de possibilitar a participação dos que não se envolveram no esquema como positiva, mas ressalta que acredita que os custos da comprovação exigida pela Wada devem ser cobertos pelo Comitê Russo.

– Os atletas já estão prejudicados porque não podem defender a bandeira do seu país, que escolheu manchar a vida profissional deles. Se conquistaram a possibilidade de provar inocência, que isso seja custeado pelo comitê, para que todos os anos de preparação para as competições internacionais não seja em vão – explica Dra Luciana Lopes.

Instagram: @lucianalopesscherpel

Imprensa Agência DosReis – (21)3592-2110 | pauta@agenciadosreis.com.br

Receba nossas novidades

Inscreva-se! É bem fácil, basta preencher com as informações solicitadas.

Nós não fazemos spam. Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento.

Quer ter sua matéria publicada aqui?

Envie suas pautas para imprensa@tatianamaximo.com.br, que após aprovação, teremos prazer e colocá-la em nosso blog.

Quer contratar nossos serviços?

Sua marca ou evento pode estar sendo divulgado por nossa equipe ou pela própria Tati. Entre em contato com contato@tatianamaximo.com.br